Páginas

domingo, 18 de setembro de 2011

Sais e cotidiano

Quando falamos em sal, no cotidiano, logo  nos lembramos daquele condimento fundamental da cozinha, o qual é responsável pelo sabor salgado dos alimentos: o cloreto de sódio. 
Contudo, na química, o termo sal tem uma definição mais ampla. "Sal", para os químicos, é todo o composto capaz de se dissociar em água liberando íons, mesmo que em pequena porcentagem, dos quais pelo menos um cátion é diferente de H+ e pelo menos um ânion é diferente de OH-. 

Vejamos agora algumas aplicações dos principais  sais em nosso cotidiano:

Cloreto de sódio – NaCl
- É conhecido como sal marinho, quando o mesmo é extraído, por evaporação, a partir da água do mar, armazenada em grandes tanques, cavados na areia, chamados de salinas.
- Por lei é obrigatório a adição de certa quantidade de sais de iodo (NaI e/ou KI) ao NaCl destinado à alimentação, porque a falta de iodo no organismo pode acarretar inflamação da glândula tireóide originando uma doença conhecida como Bócio.
- O NaCl é utilizado na conservação de carnes, pescado e peles. O sal absorve a água que existe no alimento, com isso evita a sobrevivência das bactérias e o apodrecimento da carne.

- A solução aquosa de NaCl (salmoura) submetido a eletrólise consiste no processo de obtenção industrial de NaOH (soda cáustica) e também do gás hidrogênio e do gás cloro (Cl2).

- O sal marinho é utilizado na alimentação. É um ingrediente indispensável ao organismo humano e animal. O NaCl é um dos constituintes da corrente sanguínea, e dele resulta o ácido clorídrico, existente no suco gástrico.


Sal de cozinha com seu constituinte básico: NaCl

- Em Medicina o NaCl é componente do soro fisiológico (solução aquosa contendo 0,9% de NaCl) utilizado em soros, limpeza de lentes ou no combate a desidratação.




Soro fisiológico (solução aquosa de NaCl 0,9%)


 Carbonato de sódio – Na2CO3

-Utilizado na fabricação do papel, de sabões e do vidro, e também aplicado no tratamento da água de piscina.


-É conhecido como barrilha ou soda.










Barrilha ou soda

Fluoreto de sódio – NaF 

- Anticárie que entra na composição do creme dental, pois inibe o processo de desmineralização dos dentes, conferindo proteção contra a ação das cáries.

Hipoclorito de sódio – NaClO

- É um poderoso agente anti-séptico que entra na composição dos alvejantes domésticos (cândida, Q-Bôa, água sanitária, água de lavadeira).

- Utilizado como alvejante (branqueador), algicida e bactericida. É também um excelente desinfetante de baixo custo. Adicionado à água, mata o vibrião da cólera, usado no tratamento da água das piscinas e também na limpeza de hospitais.

Bicarbonato de sódio – NaHCO3

- Utilizado em Medicina como antiácido estomacal (Sonrisal, Sal de Frutas Eno, Alka-Seltzer) pois neutraliza o excesso de ácido clorídrico no suco gástrico.








Antiácido a base de NaHCO3



Sulfato de magnésio – MgSO4

-É conhecido como Sal amargo ou Sal de Epsom.

-Utilizado em Medicina como purgativo ou laxante.

Nenhum comentário:

Postar um comentário