Páginas

domingo, 11 de setembro de 2011

curiosidades

Oxidação e redução

Não confundir Nox com Valência (química), que é a quantidade de elétrons que um átomo necessita ganhar ou perder para alcançar a estabilidade, segundo a "Regra do octeto". As vezes o Nox é numericamente igual à valência do elemento.
Oxidação resulta em perda de elétrons. O Nox aumenta.
Redução resulta em ganho de elétrons. O Nox diminui.

Sugestões e dicas



  • Na oxidação usando água sanitária, o átomo que sofre redução é o Cl (de +1, no ClO-, a -1, no Cl-). Na água oxigenada, o oxigênio vai de O2-2a O-2 + O0 (oxigênio nascente, ou [O]) e esse [O] é o átomo que sofre redução, em geral a O-2, oxidando outros elementos.





  • É possível calcular o nox dos carbonos que sofrem oxidação, apenas, considerando as ligações químicas. Assim, o carbono vai de -1(no etanol) a +1 (no acetaldeído), e finalmente +3 (no ácido acético).






  • Outros exemplos importantes de oxidação são o branqueamento de pasta de celulose (por exemplo, quando se recicla papel, é preciso "clarear" um pouco a pasta) e o uso de desinfetantes como a própria água sanitária, o ozônio e a água oxigenada.






  • O escurecimento que ocorre nas maçãs, pêras, cogumelos e batatas quando expostos ao ar é um excelente exemplo da oxidação ao ar, mas note que a cor é decorrente da polimerização de produtos de oxidação, e não representa a oxidação em si. Veja o plano de aula "Enzimas na cozinha"




  • Júlio C. de Carvalho é engenheiro químico e professor do curso de Engenharia de Bioprocessos e Biotecnologia da UFPR.

     

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário