Páginas

domingo, 18 de setembro de 2011

Experimentos

  • Consideremos a seguinte experiência:

Queima do magnésio
Objectivo:
Demonstrar uma reacção química de oxidação.

Material/substâncias:
Pinça de madeira;
   
Lamparina;
Fita de magnésio (pedaço pequeno);

Procedimento:
Pegar um pedaço pequeno de fita de magnésio, encaixar na pinça e aquecer directamente na chama da lamparina a extremidade da fita de magnésio. Observar a reacção:

Discussão:
Houve formação do óxido de magnésio (branco) com uma luz intensa (não olhar directamente para a luz para evitar problemas na visão).


Garrafa Azul
Objectivo:
Ilustrar a oxidação de um açúcar.

Material/substâncias:
Erlenmeyers de 250 mL;
Sol. de hidróxido de sódio 5%;
Indicadores de pH;
30g de dextrose (glucose);
800mL de solução de hidróxido de potássio 0,7 M;

Procedimento: a)
Adicionar 100mL de solução de KOH no primeiro erlenmeyer, em seguida adicionar 50 ml de KOH nos quatro erlenmeyers restantes e completar 100mL de volume com água. b)Adicionar 3 gotas de solução de NaOH a 5% nos 5 erlenmeyers depois colocar pequena quantidade (cristais) de azul de metileno até a solução adquirir uma coloração azul royal, não coloque muito azul de metileno pois coloração muito escura dificulta a visualização das mudanças de cor. Em seguida adicionar 2g de glicose em todos os recipientes. Observe que a coloração desaparece. Adicione os indicadores apenas em 4 erlenmeyers e está tudo pronto.

Discussão:
Quando agitamos o sistema, ocorre a oxidação da dextrose e a substância que era incolor antes da agitação passa a ser azul, pois, entrando em contacto com o ar que está dentro do erlenmeyer ela se oxida, quando volta ao repouso, o ar sobe e, consequentemente, a substância volta a ser a mesma do início e volta também a coloração inicial.

OBS:
Esta reacção só poderá ser vista por aproximadamente duas horas, pois a sacarose termina se oxidando totalmente





Cromatografia em papel
Objectivo: Realizar a separação dos pigmentos que compõem uma determinada cor.
Material/ substâncias:
Copo;
Papel de filtro;
Álcool;
Lápis hidrocor de diversas cores;
Procedimento: Cortar o papel de filtro em tiras. Com o lápis hidrocor, pintar um ponto em uma das extremidades do papel e colocar o mesmo em um copo contendo um pouco de álcool de modo que o ponto pintado com o hidrocor não entre em contacto com o álcool. Observar durante alguns minutos.
Discussão: Na cromatografia, os componentes de uma mistura são identificados pela cor. Colocando uma tira de papel pintada num frasco contendo álcool, é possível identificar os componentes da mistura. O álcool é absorvido gradativamente pela tira e, devido às diferentes solubilidade e tamanhos das moléculas, seus componentes "sobem" com diferentes velocidades, permitindo a identificação das substâncias.




Mágica do vinho
Objectivo: Identificar ácidos e bases.
Material/substâncias:
Bastão de vidro;
Papel de filtro;
Béquer;
Erlenmeyer;
Funil;
2 taças;
Água;
1 garrafa de vinho (vazia);
1 bandeja;
Papel de filtro;
Comprimida lacto-purga;
Ácido sulfúrico;
Hidróxido de amônio;
Solução de hidróxido de sódio;

Procedimento:
a) Preparar a fenolftaleína: Com o auxílio do bastão de vidro, triture o comprimido lacto-purga no béquer. Acrescente 20 ml de água e agite. Filtre o sistema, recolhendo a solução resultante em um erlenmeyer.
b) Preparar o vinho mágico (sangue do diabo): Adicione 10 gotas de hidróxido de amónio em 1litro de água. Em seguida, acrescente 10ml da solução do erlenmeyer (fenolftaleína) e observe (a solução se tornará cor de vinho). Depois colocar o vinho mágico em uma garrafa.
c) Preparar a solução de hidróxido de sódio: Colocar 20ml de água em um béquer e adicionar três colheres de sopa de hidróxido de sódio. Mexer com um bastão de vidro e colocar a substância em um vidro conta - gotas.
d) Mágica: Colocar 1gotas de ácido sulfúrico na 1ª taça e 2gotas da solução de hidróxido de sódio na 2ª taça. Em seguida, adicionar um pouco do vinho mágico na 1ª taça e observar. Depois, passar o conteúdo da 1ª taça para a 2ª taça e observar.
Discussão Ácidos e bases podem ser identificados por diferentes procedimentos. A reacção de um ácido com uma base forma água. Os indicadores ácidos - base permitem perceber esta mudança.


Nenhum comentário:

Postar um comentário